Instalação | Clébson Francisco, 2017
Cura e caminhada é uma instalação composta por pés de calçados preenchidos de terra e mudas de arruda dispostos sobre um palete de madeira de dimensões 1m x 0,80m. Dentro de alguidar há erva doce e capim santo. A instalação vem com a proposta de fazer uma relação imagética entre a planta arruda, as crenças populares, o espiritual das práticas de proteção e defesa pessoal. Plantas que curam ferimentos, plantas que limpam o espirito. –
Em exposição na coletiva EXPOSIÇÃO/FÓRUM: ARTE DESCOLONIAL, curadoria de Kadma Marques, Kaciano Gadelha, Natália Maranhão, Carolina Ruoso e Hebert Rolim, em cartaz no Sobrado José Lourenço em setembro de 2017.
Arruda nos calçados para abençoar cada caminhada diária. Toda casa tem que ter seu pé de arruda na entrada contra os maus espíritos. Toda curandeira tem arruda no quintal. Toda benzedeira tem sua arruda de benzeção. Tem arruda macho, grande, de folhas graúdas e cheirosas e a arruda fêmea, de folhas miudinhas, de odor mais suave. Espargir a água benta. Terreiros, banhos de ervas. É a cura da natureza na caminhada de cada dia.

