CAMINHOS, vídeo instalação 2014 – Clébson Oscar e Hamille Bezerra
CAMINHOS é uma vídeo instalação montada e exposta em novembro de 2014 no Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza. Ela surgiu dentro do Laboratório de Cinema de Exposição da faculdade de Cinema e Audiovisual da UFC. Ele constitui-se em um imenso paredão formado por panfletos onde são projetadas imagens do centro da cidade.
O processo de criação do trabalho se deu antes da disciplina “No inicio do ano quando resolvi deixar de negar os panfletos que me ofereciam na rua, e passei a aceitar todos eles. Dai sempre que eu caminhava pelo Centro eu esperava e recebia esses panfletos, mas sem pedir ou esticar a mão pra receber; sempre era o que chegava até as minhas mãos, caso pelo acaso. Eu já tinha o intuito de reunir esse material e criar algo em cima disso, seja escultura, painel, recortes, enfim, quando chegou o laboratório eu recebi o alarme de poder usar isso que já tinha e criar a instalação com esse material.” afirma Clébson.
O vídeo projetado sobre os panfletos trata-se do caminho desenvolvido pela equipe no centro, locais por onde estão habituados, a caminhar e a receber esses panfletos. As imagens foram captadas utilizando um cybershot escondida dentro da mochila. O intuito era que a câmera não interferisse na atitude das pessoas, pois o objetivo central era apresentar esse centro cheio de informações, distribuídas a todo tempo sem que houvesse a necessidade de querer recebê-la.
A partir das cores dos panfletos e informações que haviam neles foi feita uma montagem e, como uma brincadeira, montaram panfletos de políticos sorrindo junto com panfletos de dentista e de humoristas, a fim de subverter a própria mensagem e idéia contida nesses materiais.
A projeção sobre os panfletos criaram um efeito interessante, dependendo do que fosse projetado tinha-se a impressão de o panfleto era vazado, como se fossem transparentes e a projeção parecia estar atrás deles.
Vídeo colocado de trás para frente de outro diferencial. Apesar do intuito ser de realizar um travelling in o que acabou-se tento foi um out, acabou que resultou em um diferenciado, levando as pessoas a fazerem diversas associações, inclusive de que efeito de retrocesso gerado pelo consumo desnecessário.